Essa atividade é indicada para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico na resolução de problemas matemáticos, utilizando conceitos de medidas de tempo, compreendendo o funcionamento das horas.
Esta atividade pode parecer muito difícil de ser solucionada pelos alunos, mas a intenção é o desafio. Estimule nos alunos essa sensação de serem desafiados, motivando-os a encontrar a resposta.
O ideal é que a atividade seja resolvida, se possível, em duplas e que o professor não exija a resolução do problema com a utilização apenas de operações e algarismo, deixem que os alunos utilizem das estratégias próprias para chegarem às conclusões. O importante é resolver o problema e não a forma como foi resolvido.
Passe entre as duplas fazendo sugestões e questionamentos pertinentes que os leve às soluções, verifique se os alunos entenderam as palavras usadas nos problemas.
Abra um momento para discussão em grupo das diferentes conclusões e estratégias utilizadas pela turma. Ao final dê a resposta e, se nenhuma dupla utilizou os algarismos mostre coletivamente essa estratégia.
HABILIDADES:
EF04MA22- Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.
EF05MA08- Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF05MA19- Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!